À Procura da Felicidade

Aqui no Empresa de Verdade acreditamos que nós, empreendedores, empresários e pessoas de alta performance precisamos aprender e tirar lições de todas experiências que temos, uma das fontes de aprendizado que é ignorada por muitos são os filmes. Acreditamos que é sim possível você tirar lições de filmes, e é por isso que temos uma dica de filme – À procura da felicidade.

O filme conta a História de Chris Gardner, um pai de família que investe todas economias de sua poupança em um novo aparelho médico que os consultórios não tem interesse por serem um luxo desnecessário. E é na luta pela sobrevivência que o filme é baseado, Chris enfrenta muitos problemas para conseguir dar a volta por cima, e a história mostra a luta diária de Chris para cuidar de seu filho Christopher. Entre as adversidades encontradas no percurso de Chris, estão despejos, multas, a mulher que o deixou, cuidar de seu filho sem condições mínimas para tal. Chris aceita um estágio não remunerado em uma corretora de ações pois acredita que pode ser contratado no final.

À Procura da Felicidade

Descubra quem causa desordem à sua harmonia.

Algumas das muitas lições do filme:

Se a vida não oferecer uma oportunidade, crie-a

Em uma das cenas do filme, o protagonista percebe que não conseguiu chamar a atenção de Jay Twistle, responsável pelas contratações de estagiários, e logo tem uma ideia criativa de pegar o mesmo táxi que Jay. No caminho, novamente Chris percebe que Jay não está prestando atenção nele, e usa sua habilidade com o cubo mágico (brinquedo sensação na época) para fazê-lo.

Sempre vai ter alguém para lhe “passar para trás”

No filme, Chris está preocupado com sua primeira impressão e pede a uma artista de rua para que cuide de sua máquina para que ele vá à reunião sem o “trambolho”, faz este gesto ofertando um dólar para o artista aceitar e promete mais um dólar na chegada, mas em meio a reunião, Chris percebe que o artista lhe enganou e fugiu com sua máquina.

Mantenha a constância no propósito de seu objetivo

Busque constantemente sua motivação, no filme o filho de Chris é seu maior objetivo. Logo no início do filme, Chris diz “meu filho vai saber quem é seu pai”. Mostrando que ele queria ser admirado por seu filho.

Não se lamente

Aceite as regras do jogo e dê o seu melhor, apesar de todas as dificuldades enfrentadas no filme, Chris não reclama que a vida foi injusta com ele, nem dá desculpas para justificar suas falhas.

Se você sabe onde quer chegar, siga em frente!

Aceitar um estágio não remunerado para “possivelmente” (quem ver o filme verá o que essa palavra significa, rsrsrs) ser contratado entre outros 20 candidatos é uma das escolhas feitas por Chris para chegar ao seu objetivo.

O caminho até o sucesso não é glamouroso

A história mostrada no filme é repleta de dificuldades, desafios e fracassos, mas isso não impede que Chris siga em busca da sua felicidade.

Nunca deixe ninguém te dizer que não pode fazer alguma coisa

Se você tem um sonho, você tem de correr atrás dele, as pessoas não conseguem vencer e dizem que você também naõ vai vencer, se você quer uma coisa corre atrás, ponto.

Estude sempre

Chris conseguiu se destacar de seus concorrentes estudando muito.

Mantenha o controle

Apesar de todas as dificuldades, Chris não perde o controle e busca sempre oportunidades para virar o jogo.

Talvez você erre

Aceite isso, mas não deixe que o medo de errar te consuma. No filme o protagonista gasta todas suas economias em um aparelho médico que não tem uma boa aceitação de mercado, mas Chris não deixa que isso lhe impeça de arriscar em novas oportunidades.

Pra mim, a maior lição que fica deste filme é “nossos problemas são pequenos”. Às vezes pensamos que nossos problemas são gigantes e as barreiras intransponíveis, mas se olharmos para o lado (ou para a tela, para o filme), vemos que tem pessoas em situação muito pior e que faz o possível para conseguir virar o jogo e buscar uma melhor qualidade de vida. Nossos problemas tem o tamanho que nós enxergamos, se temos certeza de onde queremos chegar e sabemos o que fazer para chegar lá, é só uma questão de esforço, dedicação e tempo para acontecer. Acredite em você e na sua capacidade!

Você já assistiu ao filme? Qual foi a maior/melhor lição que conseguiu tirar do filme? Conte pra gente nos comentários.